10.4.06


No dia 07 de abril - Dia Internacional da Saúde - os adolescentes que participam do CEDOC escreveram um texto com suas reflexões sobre o tema. Infelizmente por dificuldades de postagem no blogger ele está sendo publicado hoje.

Dia Mundial da Saúde
O Coração não é só um órgão


Atualmente podemos observar que a saúde não está sendo prioridade para o nosso governo do jeito que deveria ser, pois em alguns lugares não há remédio suficiente para a demanda do povo.

Nos postos de saúde está faltando um enorme número de médicos com isso o maior prejudicado é o povo.

Além disso, quando você marca uma consulta é preciso esperar no mínimo dois meses para ser atendido.

A situação da saúde está preocupante.

Mas saúde não é apenas o remédio e a doença. A discriminação aos doentes, a forma como são tratados pelos profissionais e pela população também são questões de saúde. Questões que afetam nosso coração, mas não o músculo, as artérias, etc e sim nossos sentimentos, nossa capacitade de reação, até nosso CD4 que sabemos é tão sensível à depressão.

A saúde dos adolescente é um ponto muito importante a ser citado, pois a cada dia está crescendo o número de jovens contaminados pelas DSTs, HIV/AIDS. A camisinha por mais que seja distribuída gratuitamente não está sendo um recurso usado pelos jovens, na verdade estão faltando estratégias para alcançar os jovens.

E não podemos esquecer que hoje é o dia INTERNACIONAL da saúde. Existem muitos países que não tem recurso algum para colocar em prática a prevenção, outros não admitem o uso da camisinha!

No Brasil o governo poderia fazer mais campanhas que retratassem mais a realidade com todas as suas partes (as tristes e as boas), claro para que a gente se comova mais com a triste, mas que não assuste ou gere preconceito. Deveria financiar mais ONGs, ouvir a necessidade do povo e aderir ao que precisam como prioridade.

A sociedade também tem sua parte! Deveria se manifestar um pouco mais fazendo reivindicações indo até o ministério da saúde, fazendo baixos assinados, pois a união faz a força!

Não devemos ficar só esperando o governo agir!
Posted by Picasa

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!! Chegeui até aqui pela folhateen e gostei do que vi! O projeto á bem legal!

Anônimo disse...

Oi Pessoal!! também vi o blog divilgado pelo Folhateen, PARABÉNS PELO TRABALHO!!!
Sentiram o peso da responsabilidade de vocês?? Este espaço também é um importante veículo de informação e conscientização sobre o tema Aids... Continuem este trabalho com muito entusiasmo que o blog vai longe! Abraço carinhoso!!!

(PS: espero poder reve-los breve)

Anônimo disse...

interessante o trabalho de vcs! Sabem dizer quando será o encontro estadual que eles falam na materia? naquele telefone ninguém atende?