23.1.07


E não parou por aí...


Como na guerra a Itália se aliou aos nazistas e o Brasil foi contra, o Edifício Martinelli foi pego pelo governo! E depois da guerra os Estados Unidos ganhou muito dinheiro, porque ele venceu a guerra. Não é atoa que o Martinelli perdeu o posto de edifício mais alto justamente para o Banespa, a imitação de um prédio americano!

Empire State Bulding


Edifício do Banespa

Com o passar dos anos, São Paulo começou a ter muita influência americana. Afinal os Estados Unidos se tornou a mior potência do mundo.


E joje tudo virou imitação, um grande exemplo disso, como eu falava é a Torre Banespa "Edifício Altino Arantes", que foi espelhado no Empire State Bulding, que é localizado na 5a avenida de Nova York.

Porém com uma certa diferença a Torre Banespa tem 161 metros com 35 andares e o Empire State Bulding tem 381 metros de altura com 102 andares...

Esse prédio passou a ser uma das maiores riquezas da cidade, porém o banco foi privatizado no ano de 2000, vendido ao Santander, Espanhol. Por isso o nome Santander-Banespa. Isso mostra muito a influência da Globalização. Essa é a nova fase que vivemos em São Paulo!

Esse passeio foi uma ampliação cultural!

Talita Martins

22.1.07

No dia 19 de janeiro de 2007 foi programada uma visita cultural ao centro de São Paulo, com objetivo de conhecer qual a origem e a criação do povoamento de São Paulo,por isso foi proposto a visita ao museu do Anchieta, onde se originou São Paulo ou seja ,neste local se localiza o pátio do colégio (Pateo do Collegio) que foi um lugar construído pelo jesuítas com fim de catequizar os índios.




São Paulo foi uma das poucas cidades a ser fundada com uma escola. E a disciplina dos Jesuítas deve ter contribuido, entre outras coisas, para São Paulo ser conhecida com a cidade dos trabalhadores.

Era o que os jesuítas transmitiam. Por isso foi construída uma escola, que era o maior objetivo dos jesuitas, depois como eram todos padres foi construda uma Igreja e para suprir as necessidades um armazem, porém com objetivos de troca de mercadorias.


Hoje no Centro de São Paulo existe o Centro Cultural Banco do Brasil, que no ano de 1901 foi todo pensado por causa do café! O acesso era somente para fazendeiros homens, pois na época as mulheres não tinham lugar na sociedade. Graças a influência do Café São Paulo se tornou uma das cidades mais ricas.

Outra influência na cidade de São Paulo foi os imigrantes italianos que vieram substituir os negros na lavoura, porém conquistaram seus lugares na sociedade.
Um desses italianos destacou-se muito na sociedade e seu objetivo era muito comum: prosperar


Esse imigrante tinha o nome de Guiseppe Martinelli, ele veio como todos, muito pobre, mas com o passar dos anos foi construindo pouco a pouco seu patrimônio, porém Martinelli resolveu tinha um sonho: ser arquiteto.

Ele não foi de fato mas ele construiu em 9 anos um grande edifício! Martinelli ainda tinha outro obstáculo a enfrentar era provar que não havia perigo algum em morar no alto, por isso sua casa ficou no lugar mais alto do prédio. Martinelli construiu um prédio que por muito tempo ficou sendo o mais alto, tinha 25 andares e mais 5 de sua cada, então o prédio tinha 30 andares.

Nós do Cedoc convidamos a todos para o
Aniversário da Cidade de São Paulo:

E para isso terão vários eventos!
Preste atenção:

Dia 25 de janeiro, 11h
Concerto em comemoração do aniversário da cidade.
Com a Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico.
Regência: Paulo Nogueira (orquestra) e Mário Zaccaro (coro). Participação especial da soprano Céline Imbert.

Programa:
Dança selvagem (Camargo Guarnieri), Brasiliana nº 3 (Radamés Gnatalli), Quarta suite do Descobrimento do Brasil e Invocação em defesa da pátria (Heitor Villa-Lobos), Cantares (Ronaldo Miranda) e Minha terra (Waldemar Henrique).
Release do concerto
Grátis
AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2 do Parque do Ibirapuera.
Dia 25 de janeiro, 18h!
Balé da Cidade - Teatro Paulo Eiró
Programa:
Constanze e Zona Mina-da
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo AmaroTel: 5546-0449Ingressos: Grátis.
Para mais informações acesse o site:

Percurso da Visita

Bom, a visita ao Centro de São Paulo foi planejada da seguinte forma: na parte da manhã visita ao Pátio do Colégio, almoço, e a visita ao Banco do Banespa.
E na parte da tarde: a visita ao Edifício Martinelli e logo em seguida a visita ao Centro Cultural Banco do Brasil, porém não foi o ocorrido, pelo fato de termos nos atrasados no almoço e em conseqüência disso, nós atrasamos a visita ao Banco do Banespa não tendo o privilegio de participar da Oficina de Prédios e Fachadas do Banco do Brasil com a Arte Educadora Carol, porém pelo fato de estarmos cansados e com muito calor não tiramos tanto proveito da ultima visita.
Apesar de tudo, foi um dia que nos trouxe informações com os melhores conteúdos da história de São Paulo.


Charles dos Santos

Tais Cristina

Aprendizado
No dia 19/01/2006 nós do CEDOC juntamente com o pessoal do Espaço de Convivência fomos fazer algumas visitas pelo centro de São Paulo, além de passear fomos conhecer um pouco sobre a história da nossa cidade.

Pateo do Colégio
Começamos pelo Pateo do Colégio, o local onde mais absorvemos informações sobre São Paulo, desde a época do descobrimento do Brasil pelos europeus.
Os portugueses vieram com a intenção de explorar o Pau Brasil, madeira muito boa para o tingimento de tecidos, naquela época somente os mais poderosos, usavam roupas de cores vermelhas, porque era uma cor muito difícil de se conseguir, era conseguido através do sangue de animais e de algumas plantas, e com o Pau Brasil isso ficava muito mais fácil, por isso a exploração e davam em troca espelhos.
Depois nos dirigimos a uma outra sala aonde vimos a Pia Batismal, que tem 450 anos, somente os índios se batizavam naquela Pia, porque os índios eram catequizados ali.
A educadora que nos acompanhou nos mostrou alguns quadros e passou várias informações, desde quando Cristovon Colombo quis mostrar a todos que a terra é redonda e não chata, como todos achavam que a terra era, até o porque do nome de alguns rios, ela nos falou o nome de um rio que o significado em português é peixe seco, que recebia esse nome porque quando o rio “alagava” junto com a água saia alguns peixes para a terra, e quando essa água secava os peixes secavam junto, e tinha uma história que as formigas vinham comer esses peixes secos, e logo os tamanduás vinham comer as formigas, ai estava o porque do rio Tamanduatei.
Vimos mapas de como foi sendo construída São Paulo, quadros com significados religiosos, etc.


Edifício Martinelli
Esse edifício foi o primeiro prédio mais alto de São Paulo o Martinelli gastou toda sua economia para construí-lo, todas achavam aquilo uma loucura, e ninguém queria morar nos últimos andares, por isso Martinelli morou e provou que não tinha perigo de desabar o prédio, ele ficou sendo o prédio mais alto por muito tempo, e hoje vemos que as pessoas não achavam mais uma loucura, vemos isso nos grandes arranha céu de São Paulo.


Banespa
O prédio Banespa tem 161 metros de altura, é um dos mais altos, de seu pico podemos ver uma grande parte de São Paulo, uma linda visão. Foi um dos prédios que mais gostamos.


Centro Cultural do Banco do Brasil
O prédio do CCBB foi levantado em 1927 e quem tinha acesso eram os fazendeiros muito ricos, eram poucos, fato curioso, não havia toaletes femininos, pois só os homens fazendeiros iam ao banco, o prédio é muito bonito e ele foi a primeira agência do Banco do Brasil em São Paulo, outro fato curioso é o cofre que fica no subsolo.

Foi bastante informação, e gostamos muito do nosso tur pela cidade de São Paulo no dia 19/01.

Estefani
Rafael
FALA SÉRIO! no Espaço de Convivência Meninos e Meninas do Belém

Debate nos grupos

O GRUPO-01
Dia 17-janeiro-2007 foi realizado no Espaço de Convivência a apresentação do teatro FALA SERIO, alem de mostrar alguns dados para o pessoal tínhamos outro objetivo que era fazer com que eles criassem um final para peça.
Esse grupo teve total rendimento , todos participaram ativamente da proposta,as idéias eram tantas que foi difícil decidi qual seria de fato o final, usaram até os bonecos da peça para dar uma incrementar.Elas decidiram que a Carol iria contar que tinha o vírus para o Fernando que reagiria muito mal no começo,ai o seu amigo Guto conversou com o Fernando explicando que não era o fim do mundo, assim Fernando votou a falar com a Carol, dizendo que continuaria com ela e juntos lutariam contra o preconceito.



Angélica
Camila Frigatto

FALA SÉRIO! no Espaço de Convivência Meninos e Meninas do Belém

No dia 17 de janeiro nós do cedoc fomos ao espaço de convivência, para a apresentação da peça do teatro Fala Sério, foi mais fácil do imaginávamos, pois o pessoal colaborou com silêncio e teve uma boa participação na hora da camisinha.
A atuação do Sillas foi ótima, pois se saiu muito bem, já que era a primeira apresentação dele e só tinha ensaiado duas vezes .Ainda bem que deu tudo certo.

FALA SÉRIO! no Espaço de Convivência Meninos e Meninas do Belém
Debate nos grupos
Grupo 2

No dia 17/01 nós do CEDOC fomos ao Espaço de Convivência onde foi apresentado o teatro “Fala Sério”, depois da apresentação foi divido dois grupos para discutir sobre o assunto, e se a “Carol” (personagem da peça) deveria ou não contar ao namorado que tinha HIV.
Os grupos foram separados e foram alguns membros para cada grupo, o nosso grupo não teve muito rendimento, pois os jovens não se interessaram muito pelo assunto, ficavam com brincadeiras paralelas e não se uniam para poder construir o fim da história.
Alguns membros ficaram falando sobre um acontecido que não vinha ao caso no momento, e mostraram machismo, dizendo que as garotas que ficam com vários caras são galinha, mas os caras que ficam com várias meninas são pegadores.
Alguns disseram que se tivessem o vírus HIV contaria para o parceiro, já outros disseram que esconderiam, e teve até quem disse que passaria o vírus para outras pessoas.
Estefani
Rafael

Segunda aula de Origami e Kirigami

No dia 17/01/2007 tivemos a segunda aula da oficina de Kirigami e Origami com a oficineira Tânia.
O nosso segundo trabalho foi elaborar um Móbile de Peixinhos utilizando fio de Nylon, o peixe de Origami, lantejoula e miçanga.
E em seguida fizemos uma estrela de Origami, foi um pouco complicado, mas conseguimos enfrentar essa barreira e fizemos um ótimo trabalho.


Charles dos Santos
Tais Cristina

18.1.07


No dia 16 de janeiro, tivemos a alegria de receber Sonia Yeo que trabalha no UNICEF de Nova York para conhecer as atividades que desenvolvemos no Projeto Tecer o Futuro.

Sônia quis saber um pouco da história e da criação do Tecer e como funcionavam as iniciativas e participações dos jovens em cada atividade realizada.

A visita contou com um bate-papo entre a representante do UNICEF e os jovens para que Sônia pudesse conhecer um pouco mais da realidade das adolescentes brasileiras. Esse assunto era especialmente importante porque ela desenvolve um trabalho em Nova York com educação para garotas vulneráveis.

Os relatos sobre o Nação, espaço de shows da Zona Leste de São Paulo, onde as jovens que vão sem calcinha não pagam entrada e a falta de camisinha feminina no mercado brasileiro chamaram a atenção de Sônia.

O debate também sobre o uso de camisinha pelos adolescentes brasileiros também foi grande. Ficar, namorar e cuidar-se foram discutidos entre os jovens para conseguir dar um panorama mais claro à Sônia da diversidade de comportamentos, morais e crenças do jovens brasileiro.

A descoberta de um amigo vivendo com o vírus HIV e como os jovens soronegativos lidaram com isso foi um dos pontos mais emocionantes do encontro.

Perceber seus próprios preconceitos, conseguir superá-los e ajudar outros a se perceberem e refletirem sobre isso foi e é um desafio para a turma.

Assim como, suportar que o outro precisa conviver, refletir e se informar para ter a oportunidade de mudar de postura buscando a transformação e não a disputa.

CEDOC NA MÍDIA
Visitem o site do 3º setor e confiram os três artigos sobre o BOMPAR! Um deles fala da história geral da entidade com uma entrevista com a Irmã Judith Lupo que preside o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Outro texto conta sobre a proposta e as atividades oferecidas pelo Espaço de Convivência Meninos e Meninas do Belém (unidade do Bompar) e outro artigo fala sobre o Projeto Tecer o Futuro e suas três ações: A rede de profissionais, o teatro de bonecos Fala Sério! e o Cedoc!
Aproveitando, hoje a coordenadora do Tecer o Futuro dará uma entrevista para a Rádio Nacional Amazônica no programa Nacional Jovem às 14 horas e 30 minutos!
Segue um pouco mais sobre a Rádio:

"Rádio Nacional da Amazônia - OC
11.780 Khz/25 m6.180 Khz/49 mPotência de 250 KW
Tem como missão integrar a (o) cidadã (ão) da Amazônia à vida nacional, por meio de informação objetiva, isenta e esclarecedora, usando linguagem apropriada à realidade regional. Inaugurada em 1º de setembro de 1977, é uma emissora do Sistema Radiobrás e transmite em Ondas Curtas para a região amazônica, cobrindo cerca de 50% do território nacional.

A Rádio Nacional da Amazônia transmite sua programação diariamente, das 5h à 0h, para, aproximadamente, 60 milhões de habitantes, nos estados da região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, entre outros.

A emissora tem programas jornalísticos, educativos, culturais, serviços de utilidade pública e mensagens aos moradores da região. Divulga, também, informações sobre a vida cotidiana das comunidades locais. Parte da programação é elaborada com base nas informações recebidas por cartas e telefonemas, procurando atender às necessidades dos (as) ouvintes.

A Rádio Nacional da Amazônia serve como elo de ligação entre culturas diferentes e realiza um trabalho social, levando informações dos centros urbanos aos moradores das áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, onde outros veículos de comunicação têm dificuldade de acesso.
Caixa Postal : 258 CEP 70 359 970Central do Ouvinte: (61) 327-1981Recado ao vivo: (61) 327 4100"
www.radiobras.gov.br/nacional/nacionalamoc

15.1.07


Origame e Kirigame

No dia 10/01/2007, a oficineira Tânia da Prefeitura de São Paulo, nos explicou um pouco sobre o Origame, que vem a ser a arte de criar objetos através de dobraduras tais como: coração, marcador de páginas e um peixinho. Já o kirigame, é a arte de criar objetos através de dobraduras e recortes tais como: Cartão de Quirigame com objetos de Origame em seu centro de acordo com a imaginação usado por cada um de nós.
Essa foi a nossa primeira das quatro visita da Oficineira Tânia a nós do CEDOC.


Significados:

Ori – Dobra em Japonês
Kiri - Corte em Japonês
Game – Papel em Japonês



Charles dos Santos
Tais Cristina



O grande passeio

Dia 12/01/2007 nós do CEDOC e do Centro de Convivência fomos passear no parque do Ibirapuera, nós fizemos diversas atividades, como ginástica, capoeira, futebol, voleibol, Frescobol e truco. Algumas pessoas foram além das atividades esportivas, e praticaram outros “esportes”.

Destaques:

Futebol: Foram realizadas partidas da seguinte maneira, educadores vs. Educandos, onde o esforço dos educadores não foi o suficiente, e é claro os educandos venceram.



Vôlei: No vôlei fizemos times mistos, com educandos e com educadores, para que compensassem a derrota dos educadores no futebol, já que o dia era para a alegria de todos, “hahaha”.



Truco: Uma primeira partida foi realizada entre Ana Teresa e Victor Vs Talita e Mayara, onde os educadores venceram, depois uma outra dupla foi montada, onde Camila Frigatto e Rafael venceram os educadores por um placar elástico de 12 à 3. Depois resolvemos selar a amizade e novamente fizemos um time misto entre educadores e educandos, onde Geraldo do espaço de convivência participou dando a cartada final.


Também foi jogada capoeira, onde o destaque ficou com os educadores Jorge e o Gilmar, que deram um show a parte.


Enfim, o dia foi muito proveitoso porque além das atividades tivemos o privilégio de reunir as turmas do CEDOC e o pessoal do Espaço de Convivência, foi um passeio que recebeu nota 10.


Angélica
Camila Frigatto
Rafael

Metas do cedoc para 2007

A renovação do contrato com o Unicef ;
O nosso contrato acaba em fevereiro, e gostariamos muito da prorrogação dele.

Cumprir e respeitar todas as obrigações de pesquisas do Cedoc;
Temos "normas" para ser compridas devemos respeita-las.

O site do Cedoc;
Precisamos finalizar e colocar no ar o nosso site.

O encontro do dia 06/07 juntamente ao Cefran , Aptateen, Cedoc e as Bandeirantes;
No dia 06/07 é o nosso encontro para jovens e adolescentes que vivem e convivem com o virus Hiv. A faixa etária é de 14 á 25 anos.Todos estão convidados.

Metas individuais dos integrantes do Cedoc;

Absorver o Maximo de informação possível para o esclarecimento das dúvidas dos adolescentes nas apresentações do projeto.
Fazemos apresentações do nosso projeto em vários lugares como nos núcleos das entidades entre outros, e precisamos ter o conhecimento para melhor ajudar os jovens e adolescentes, portadores do vírus, e para quem tem curiosidades sobre o assunto.

A finalização do grupo do Cedoc.
A finalização seria com os vinte integrantes do grupo, que ainda não esta completo, mas para isso temos que ter calma e escolher bem as pessoas.
Allan
Estefani