30.3.07



A máquina de camisinha a polêmica.


A opinião da adolescente Juliana Camila dos santos celestino sobre ter a ‘Educação Sexual na Escola’.

Juliana diz...
Eu acho que aquisição de conhecimentos sobre o sexo e a reprodução de forma de alertar como ta mundo para os jovens de hoje é também garantir aos jovens obtenha prazer em seus primeiros relacionamentos, e evitar arriscar a saúde e a do companheiro, expondo-se a doenças sexualmente transmissíveis inclusive a famosa doença AIDS, exerce a cepasidade de controle e reprodução. Muito combatidas por igrejas e movimentos tradicionalista como ofensiva à moral, a educação sexual tão necessária quanto qualquer outra disciplina, pois,em vez de refrear o impulso natural para o sexo, permite o acesso ao conhecimento do sexo seguro e dos métodos anticoncepcionais, por exemplo . Além disso, atividade sexual será uma prática consciente e, ao iniciar-se, o adolescente estará preparado para ela. Com a tendência de a AIDS se propagar cada vez mais entre as populações com menor conhecimento dos meios de prevenção, a educação sexual é hoje condição de sobrevivência.



A maquina de camisinha nas escolas:



Ainda na opinião de Juliana...
Eu acho que é correto porque da mais segurança, porém também vai ter o lado de certas brincadeiras de adolescentes imaturos mas lógico que vai ter muitos adolescente vão gostar da idéia de poder ter a máquina de camisinha porque de certa forma da um poço de vergonha ir ate um posto e´comprar uma camisinha; agora se você tem uma máquina de camisinha no banheiro você sente mas seguro.




Juliana Camila Dos Santos Celstino.

28.3.07


OFICINA DE DECOUPAGE

NO DIA 27/03/07, TIVEMOS UMA OFICINA, NA QUAL APRENDEMOS A FAZER DE COUPAGE NA TELA.
OS MATERIAIS FORAM OS SEGUINTES: TERMOLINA LEITOSA, UMA TELA DE 16X16, UM GUARDANAPO ILUSTRADO, TINTA RELEVO E COLA COM GLÍTER.
A PARTIR DAÍ, MONTAMOS PORTAS CHAVES, QUE MODÉSTIA A PARTE, FICARAM LINDOS.
QUEM NOS PROPORCIONOU TAL CONHECIMENTO FOI A EDUCADORA SANDRA, QUE POSSUI TÉCNICAS DE DECOUPAGE INCRÍVEIS, ALÉM DE SER PEDAGOGA É ARTISTA PLÁSTICA.TUDO QUE ESTAMOS PRODUZINDO COM AS OFICINAS, SERÁ REVENDIDO E O LUCRO SERÁ REVERTIDO PARA O CEDOC.


ESTEFANI
TAÍS

26.3.07

Atividades com a casa Dom Luciano

No dia 26 de março, nós do Cedoc recebemos os adolescentes da casa Dom Luciano, uma nova unidade do Bom Par, que atende adolescentes em situação de risco. Fizemos algumas atividades com eles, como por exemplo, dinâmica do bingo como apresentação, brincadeira do nó e oficina de teatro.

Dividimos o grupo de adolescentes em dois subgrupos, um dos subgrupos, no primeiro momento, aprendeu a mexer no computador, criar e-mails e fazer o perfil do orkut, enquanto o outro subgrupo estava na oficina de teatro, com a coordenadora do Cedoc, Ana Teresa. Nos encontraremos novamente nos dias 28, 29 e 30, com o objetivo dos adolescentes montarem uma peça de teatro discutindo a sexualidade.

Mayara
Thiago

Passeio ao Playcenter

O Passeio ao playcenter foi bastante legal a turma se comportou super bem

legal deu pra aproveitar bastante.A turma cdo Creca e do Cedoc se compotaram bem respeitaram o horario e alguns jovens quebraram algumas regras mas não chegou a prejudicar o grupo.

23.3.07

Passeio ao PlayCenter

No dia 22/03 nós do CEDOC junto com o pessoal do CRECA, do Espaço de Convivência, e os abrigos Coração de Maria e Edite Stein tivemos o privilégio de sermos convidados ao parque PlayCenter.
Com relação ao ônibus tivemos atrasos o que fez com que o pessoal ficasse agitado, chegando ao PlayCenter combinamos horários para comer e a hora de ir embora, e assim nos separamos por livre e espontânea vontade em pequenos grupos.
Um dos grupos foi formado por um trio, Charles, Mayara e Rafael, nos divertimos muito, o primeiro brinquedo foi windstorm, um brinquedo que nos deu animação para irmos em outros, brinquedo que nossa coordenadora Ana Teresa também foi.
O segundo brinquedo foi o looping star, foi bom, pois não havia fila, e podemos ir rapidamente, acabou nos animando ainda mais para enfrentar outros brinquedos.
Fomos no Waimea, achávamos que tomaríamos um banho, mas isso não ocorreu, esse foi nosso terceiro brinquedo.
O quarto brinquedo que nós fomos foi o auto pista (mais conhecido como carrinho de bate-bate) que mais tarde voltamos junto com Ana Teresa e outros integrantes do CEDOC, foi muito divertido.


Depois como quinto brinquedo Double shock, muito tranqüilo, fomos cantando, contando piadas, etc...
Demos uma parada para um lanche, e nem nesse momento paramos de rir, recuperamos a energia para brincarmos mais.
Chegou a vez do Boomerang, que achamos o melhor brinquedo, o que tinha mais adrenalina...Uaaaaaaaaauuuuuuuuuuu...
E pra fechar o dia, fomos no Evolution, pensávamos que seria pior, mas a vista era muito legal, e aproveitamos muito.
Por falta de tempo não fomos no Turbo Drop e só a Mayara foi no Cataclisma.
Enfim, nos divertimos e esperamos que todos também tenham, o que parece que ocorreu, foi um dia muito proveitoso, nos divertimos demais, esperamos passeios tão bons quanto.

Charles

Mayara

Rafael





Sesc Pompeia


No dia 16/03 sexta-feira, nós do cedoc visitamos duas exposições, a primeira foi Artes Gráficas que apresentou obras de artes feitas com xilogravuras, como carimbos uns com tamanhos de até 90x21cm, esse trabalho teve a participação de três artistas, Fabricio Lopez, Marcos Freitas e Yili Rojas. Todos os três apresentaram imagens maravilhosas que despertou a imaginação do grupo.

A segunda foi decifrando o cabelo, que mostrou desde como os cabelos crescem (de acordo com cada tipo de cabelo), essa exposição teve diversos aparelhos que mostravam por exemplo como era feito as tintas de cabelo, o fio de cabelo desde o couro cabeludo em 3d, teve um que permitia ao visitante ver seu próprio fio de cabelo bem de perto,a ultima foi uma super maquina que mostrava vários tipos de cabelo dos mais antigos ate os mais modernos e extravagante, que sem duvida chamaram mais a atenção de todos nos.
Alem do que tínhamos programado presenciamos uma peça de teatro que abordava a importância do idoso na sociedade, teve ate uma aula de xadrez com a Ana T que descobriu um jogo que ela não corra o risco de perder para nós , HÁHÁHÁ.

Se você ficou curioso então lá vão os dados para vocês.
Endereço: rua Clélia, 93 sesc Pompéia São Paulo-SP
Telefone: (011) 3871-7700
E-mail:email@pompéia.sescsp.org.br
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h ás 22h aos domingos e feriados, das 9h ás 20h.

Camila Figratto

12.3.07



Visita a nova sede da Revista Viração
No dia 10/03 nós do cedoc, fomos visitar o espaço da revista Viração, e analisar e opinar sobre a revista.

Para nos enturmar, um jornalista pernambucano, fez uma ciranda para ficarmos mais á vontade.

Logo após, discutimos sobre a questão indígena, que é uma das pautas que o Unicef pediu a Viração, falamos sobre educação, saúde, das suas próprias culturas e trabalho escravo.

O grupo de jornalista da revista, está com espaço inutilizável, e pediram sugestões do que fazer com esse espaço,as idéias foram criar oficinas de teatro, historias em quadrinhos, comunicação, sarau, exposição e redação.Estão analisando nossas propostas.
Na nossa avaliação individual da revista, fizemos criticas, elogios e sugestões para a melhoria da mesma.Encerrada a reunião fizemos apresentação do Fala Sério.E foi inaugurada a nova sede da revista VIRAÇÂO.



Estefani
Tais

9.3.07

Casa Vida II




No dia 06/03/2007, nós integrantes do CEDOC fizemos uma visita a Unidade do BomPar cujo nome seja Casa Vida II.

E lá tivemos o grande privilégio de conhecer os funcionários, os Bebezinhos (muito lindo), e alguns de seus adolescentes.
Fizemos uma pequena demonstração do teatro (Fala Sério) para os repórteres Alemães, que vieram cobrir o país em função da futura visita do Papa.


Explicamos o uso correto do preservativo de ambos os sexos e também a luta para diminuir o preconceito referente às pessoas soropositivos.


A visita a Unidade Casa Vida II, foi muito prazerosa, pois podemos demonstrar um pouco de nosso trabalho do dia-a-dia.
Não sabemos quando, mas pretendemos fazer uma nova visita a unidade, só que desta vez para conhecer melhor as pessoas e o ambiente no qual eles vivem.

Objetivo da Casa Vida: Tem por sua vez ampliar o acolhimento e residência de crianças portadoras do HIV.
http://www.casavida.org.br/


Camila, Charles e Juliana.

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de 2007, nós educandos do CEDOC, participamos de um evento promovido pela Agência de Notícias da AIDS em parceria com o SENAC de Santo Amaro, onde houve uma mesa redonda sobre: “Mulher x AIDS:um desafio para esta década”.
Durante duas horas, Roseli Tardelli, Sílvia Almeida e marta Macbriton, falaram informal e abertamente sobre a epidemia em mulheres.
Sílvia Almeida, voluntária do GIV (grupo de apoio à vida), foi quem mais falou, ela relatou como é a vida de uma mulher com o vírus HIV e procurou nos mostrar pontos positivos e negativos de ser soropositivo.
Marta Macbriton explicou um pouco sobre o Instituto Cultural Barong esse foi criado em 1996, com o intuito de sensibilizar a população em geral em relação a prevenção das DST(s)/AIDS.
Roseli Tardelli nos contou que foi o falecimento do irmão dela que a motivou a fundar a Agência AIDS.
Em outro prédio, próximo ao que estávamos, havia uma exposição de artes sobre HIV/AIDS, a qual tinha por tema: 1ª Amostra de humor e AIDS.



Para mais informações consultem:
Site do GIV: http://www.giv.org.br/
Site da Agência AIDS: http://www.agenciaaids.com.br/
Site da Barong: http://www.barong.org.br/

Thiago da Silva e Taís Cristina
Visita técnica CRT
Nós do CEDOC fomos fazer uma visita técnica ao CRT (Centro de referência e tratamento) no dia 28/02, fomos conhecendo a instituição por partes, desde a recepção até a parte de tratamento de gestantes soropositivas, etc.
Na recepção eles encaminham a pessoa a fazer exames, enquanto não tem o resultado o paciente fica numa sala assistindo a vídeos, e palestras, sobre DST’s (doenças sexualmente transmissiveis), antes de fazer o exame, tem uma entrevista com psicologo tirando todas as duvidas do paciente, conscientizando-os de que a vida continua apesar de tudo, e que ter HIV ou outra doença não é o fim do mundo, e sim o começo de um novo mundo, independentemente do resultado a conversa com o psicologo continua.
Para as pessoas infectadas com o vírus HIV, tem a distribuição de remédios gratuitos, acompanhamento de ginecologista, odontologista, pediatria, psicologia, e no caso do que não são tratados lá, eles indicam para outras instituições.


Para as mães soropositivas que levam seus filhos, tem uma area reservada para as crianças ficarem enquanto a mãe está sendo tratada, lá as crianças podem brincar e se distrairem.
Fomos ver como era o trabalho de prevenção, fomos bem recebidos, nos entregaram panfletos educativos e cartazes com informações do Disque DST/AIDS que é 0800 16 25 50, a ligação é gratuita e tem sigilo absoluto, ligue para tirar suas duvidas.
A instituição é grande, bem limpo, organizado, e os funcionários são simpáticos, por isso toda população que necessitam de tratamento querem ser atendidos lá.
Agradecemos principalmente ao Sr. Fernando que nos recebeu muito bem com disposição, e nos encaminhou para as principais partes do CRT, nos dando informações uteis e construtivas.

Camila Frigatto

Estefani

Rafael

5.3.07

Relatório sobre a visita a Universidade Metodista



No dia 27 de fevereiro nós, adolescentes do cedoc, fomos para a Universidade Motodista assistir a uma mesa redonda sobre qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus HIV. O tema deste evento faz parte do Projeto Integrado desenvolvido pelos alunos do 2º semestre do curso de Publicidade e Propaganda que propõe, além de um estudo teórico sobre a temática "Saúde no Brasil" e do tema específico sobre AIDS, a realização de uma campanha institucional com o objetivo de contribuir para que as pessoas portadoras do vírus HIV possam viver com melhor qualidade de vida.

No dia da mesa redonda na Metodista teve
Um debate sobre a qualidade de vida das pessoas
Soro positivo...

Nós achamos interessantes o debate que, houve no dia 27-02-07, que perguntaram para todas as pessoas que estavam presentes como podemos diminuir a transmissão do vírus. Um dos jovens do cedoc , o Thiago, respondeu para Palestrante,que nos últimos meses quem tem mais as transmissão são as mulheres casadas (de 30 á 60 anos de idade...)
Eu achei que ela explicou muito bem sobre a transmissão que tem como combater essa doença .
Através da camisinha,etc,podemos combater essa doença...
E se vocês quiserem,podem adicionar o cedoc no Orkut...
Os jovens do cedoc, agradecemos a todos que verem isto...
Angélica Ramos e Mayara Mota.....
Beijos para todos que ler sobre o debate...
Bom dia, bom tarde ou boa noite.

Nós do cedoc convidamos vocês a participar de um evento que tem por tema Mulher e AIDS: Um desafio para essa década, que acontecerá no dia 8 de março de 2007 ás 14 horas, no auditório três do SENAC de santo amaro, que se encontra na rua: Engenheiro Estevão 823.

Para mais informações liguem para: 5682-7300.
Este evento está sendo promovido pela Agência AIDS.(www.agenciaaids.com.br)
taís, camila.