22.6.07

Olá a todos!
Estamos participando no 11º EDUCAIDS
Em breve teremos muitas novidades para todos vocês! Aguardem as novidades!
Textos de jovens de outros projetos que foram convidados para contribuir;
Fotos exclusivas;
As discussões e debates;
Não percam!

14.6.07

O CAMAROTE SOLIDÁRIO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA AIDS, NA PARADA, ARRECADOU + de 1 TONELADA DE ALIMENTOS

Estamos muito felizes com o resultado do camarote Solidário da Agência de Notícias da Aids em parceria com o Conjunto Nacional!!!
400 convidados trouxeram, cada um, três quilos de mantimentos. E cada um deles recebeu uma fita rosa das mãos de uma das jovens do CEDOC.
Essa tonelada de alimentos será destinada à Casa de Apoio Brenda Lee, uma das mais importantes e sérias do Brasil. Segue texto da Agência sobre a casa.
"A Casa de Apoio Brenda Lee abriga atualmente 22 moradores e ainda auxilia, com cesta básica, transgêneros que estão em dificuldade financeira. A quantidade arrecadada foi entregue nesta terça e, segundo os administradores da Casa de Apoio, deve ajudar a manutenção dos moradores por cerca de seis meses. Conheça abaixo o histórico da instituição não-governamental. Casa Brenda Lee.
A Casa de Apoio Brenda Lee foi criada por Cícero Caetano Leonardo, conhecido por Caetana e depois por Brenda Lee, que recebeu em sua casa, no ano de 1984, o primeiro paciente portador do vírus HIV, encaminhado pelo Hospital Emílio Ribas. A residência até então era denominada Palácio das Princesas. Assim, ele iniciou o trabalho de acolher os soropositivos que estavam no estágio de "pacientes sociais" ou seja, pacientes que já não necessitavam de internação em hospitais e que por isso não poderiam permanecer ocupando aquelas vagas, mas que, mesmo impossibilitados de exercer uma ocupação profissional, necessitavam de acompanhamento médico diário, muitas vezes em suas próprias residências. Em muitos casos, os pacientes sociais se viam rejeitados por suas próprias famílias.
Vale lembrar que no início dos anos 1980 a informação sobre a AIDS era escassa, com fontes sérias sugerindo possibilidades de transmissão via beijos e picadas de mosquito, as quais depois seriam descartadas. Nesse ambiente de incerteza, Brenda Lee teve um papel pioneiro no combate à AIDS junto a um público marginalizado pela sociedade.Em 1986, surgiu a denominação Casa de Apoio Brenda Lee, com o objetivo de dar assistência médica, social, moral e material às pessoas necessitadas, portadoras do vírus HIV e doentes de AIDS, sem distinção de raça, nacionalidade, condição social, religião ou cor.
Os pacientes eram, na época, principalmente travestis com Aids e/ou vítimas de violência.Após a morte de Brenda Lee, assassinada em 28 de maio de 1996, com a ajuda de amigos e de órgão oficial, a sede foi comprada da família de Cícero Caetano, que herdou o imóvel e desde então tem sido administrada por uma diretoria executiva – formada por 5 membros, por um conselho fiscal com 3 membros e por um conselho consultivo – formado por 15 membros. Desde 2003, a Casa passou a ter, no máximo, 26 moradores, de acordo com as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.
Em outubro de 2004, é adquirido um terreno de 404 m2, em frente à sede atual, que fica na rua Major Diogo, 779. O pagamento foi efetuado à vista com escritura em nome da Instituição Casa de Apoio Brenda Lee. Durante os últimos 3 meses de 2003 e no ano de 2004, a Casa conseguiu um financiamento para a manutenção de sua estrutura, por meio do Programa Nacional DST/Aids – Unesco e a aquisição do terreno somente foi possível com a ajuda financeira de amigos e da comunidade.Atualmente, a manutenção da Casa vem ocorrendo graças à ajuda financeira de amigos doadores, pessoas física e jurídica; aos alimentos, produtos de limpeza e higiene, recebidos da comunidade;e por meio de um brechó onde são comercializados produtos recebidos em doação.Redação da Agência de Notícias da Aids"

13.6.07

Palestras em Brasília

Fomos para Comunicações e coordenadas as 10h45 no dia 02/06, o primeiro a se apresentar foi o “Mico-Leão-Dourado”, espetacular, era um homem, o ator Wellington Dias, que se vestia de “Drag Quen” e usava na cabeça uma “juba” que lembrava um mico leão, o cara era um excelente ator, e contava uma história mais ou menos assim:
Ele era o último mico leão da terra, pertencia a um cientista, um dia o cientista apareceu com uma “mica leoa dourada”, e gostaria que eles cruzassem, mas ele era homossexual, hilário.
Enfim, ao correr da peça ele ia acabando com todas as desculpas que alguns homens usam para não usarem o preservativo, envolvendo a platéia, muito bom trabalho, falou dos seus outros personagens.

Depois um grupo de meninas do Mato Grosso de 12 a 15 anos, apresentou o rap das DST’s, a letra era muito boa, uma batida muito legal era colocada de fundo enquanto faziam a coreografia e cantavam, projeto muito legal.


Depois das duas apresentações foi a vez do nosso teatro “Fala Sério”, e não deixamos a desejar, o público gostou muito, depois da nossa apresentação conversamos com as pessoas dos outros projetos, arrumando assim alguns contatos.


Rafael Neves

11° EDUCAIDS – Gênero, Etnia e Inclusão.

O Educaids é um evento realizado pela APTA , onde vários profissionais, organizações e pessoas envolvidas com o tema Educação e AIDS, se reúnem para mobilizar professores de todo país no apoio a uma política de prevenção que contemple não só DST\AIDS, mas também outras vulnerabilidades da infância e da adolescência.
O evento terá inicio no dia 20 de Junho e término em 24 de Junho, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, ao longo desse período serão realizadas várias oficinas, palestra e mesas redondas de vários assuntos e temas.
Esse ano o tema principal é Gênero, Etnia e Inclusão.
No dia 20, eu, Taís Cristina e Charles dos Santos, teremos uma fala onde apresentaremos o BOMPAR, o Projeto Tecer o Futuro e suas três ações: Rede, Fala Sério e Cedoc.

Quem quiser saber mais informações pode entrar no site da APTA:
http://www.apta.org.br/
Ou pelo telefone:
(11) 3266-3345

Taís Cristina

11.6.07


PARADA GAY EM SÃO PAULO
A convite da jornalista Roseli Tardelli as jovens Camila e Micaela trabalharam no Camarote Solidário promovido pela Agência Aids no Conjunto Nacional.
As adolescentes ajudaram a preparar a decoração e ficaram responsáveis pela entrada de todos os convidados: jornalistas, autoridades, políticos, ativistas do movimento de hiv/aids, artistas e pessoas ligadas às causas de inclusão social.
Na Paulista aproximadamente 3 milhões de pessoas celebravam o respeito a diversidade e inúmeras pessoas queriam subir para o camarote, que foi um sucesso!
No camarote o bom gosto, a comida de qualidade, a festa e as discussões sobre projetos e ações de inclusão foram os pontos fortes do evento.

6.6.07


Avaliação sobre o material “qual é a sua?” do ministério de saúde com
Parceria com unesco.


Avaliação do material feito por Juliana integrante do cedoc:

O material é feito para jovens e adolescentes; a linguagem exagerada porque quiseram compararam com o dos jovens mas, é uma boa matéria esclarece duvidas sobre HIV/AIDS, tem bate-papo esclarecendo duvidas com ao jovens, tem convidados experientes fala também sobre a forma de transmissão é lógicos que para atrai os jovens de hoje tem que ter muito humor na minha opinião tem duvidas muitos interessantes que despertam curiosidades dos adolescentes.


Brigada pela colaboração de vocês
Beijos Juliana Camila Dos Santos Celestino.
Congresso Nacional



Nós do CEDOC / Fala Sério, fomos a Brasília para a II mostra de Saúde e Prevenção nas Escolas, aproveitamos o tempo livre que tivemos para conhecer um pouco mais do nosso país, nenhum lugar poderia ser melhor que a capital da nossa nação, fomos ver o Congresso Nacional.
No Congresso é que se trabalha a parte do poder Legislativo, e é composto do Senado e da Câmara dos Deputados.


Fomos no Senado, ele é representado pelos Estados e Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário, o senado que fica na cúpula esquerda do Congresso.



Fomos também na câmara dos deputados, onde eles são eleitos pelo povo, em cada estado e no Distrito Federal, o número de deputados por estado é compatível com a população do mesmo.
ART. 2º Nenhum dos Estados membros da Federação terá menos de 8 (oito) deputados federias.
ART. 3º O Estado mais populoso será representado por 70 (setenta) deputados federias.


Fale com a Câmara
Endereço eletrônico: http://www.camara.gov.br/
Disque Câmara: 0800-619 619
E-mail: cidadão@camara.gov.br
CEDI (Biblioteca): (61) 3216 5777 / 5751
Atendimento das 9h às 18:h30, de segunda a sexta-feira.
Sintonize a TV Câmara: Parabólica – Brasilsat B-1, freqüência 1.060MHz, polarização horizontal, ou na TV por assinatura.
Acesse a Rádio Câmara (FM 96,9 MHz no DF) ou pela Internet: www.camara.gov.br

Rafael Neves

5.6.07

Relatório da viagem para Brasília


Sexta-feira:
Começamos o dia conhecendo os pontos turísticos de Brasília, fomos para a Praça dos Três Poderes, conhecemos um pouco da história de Brasília, a Catedral, o Museu e o Congresso Nacional. Depois participamos de uma reunião do UNICEF, que tinha a função de discutir sobre o projeto que alguns jovens estavam desenvolvendo o SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas), que contava com a presença de trinta e seis jovens de diferentes estados do Brasil e já ficamos direto para a abertura do evento II Mostra de Prevenção e Saúde nas Escolas.

Sábado:
O dia começou com três apresentações, primeiro a do Mico Leão Dourado, depois o Rap das DST’s e por fim o Fala Sério!, ambos falando de prevenção, mas cada um de uma maneira diferente e super animada que chamou a atenção de todas as pessoas presentes. Após o almoço, Ana Teresa (nossa coordenadora) relatou todo o projeto Tecer o Futuro, desde o começo até os dias de hoje em uma oficina, onde apresentamos novamente o teatro.

Domingo:

Nos dividimos para assistir as oficinas que mostravam diversos projetos de vários estados que tratava da prevenção de maneiras diferentes, desde de danças até artesanatos. Após isso assistimos duas peças de teatro, uma sobre prevenção, e uma comédia, com fins de arrecadar alimentos para instituições, que eram feitos pelos alunos da faculdade, todos os seis eram homens, que se vestiam de mulheres.

Em breve os detalhes desse grande evento!

Camila Frigatto
Mayara Mota
Sillas Souza

4.6.07

Do dia 31 de maio ao dia 03 de junho os adolescentes do Centro de Educação e Documentação sobre Adolescer Vivendo com o Vírus HIV participaram da II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.

Eles apresentaram duas vezes o Teatro Fala Sério!, assistiram inúmeras apresentações, trocaram informações, conheceram jovens de diversas partes do Brasil, se integraram no movimento para garantir um espaço de representação para o jovem que vive e/ou convive com o vírus hiv no SPE, conheceram e estudaram Brasília, deram entrevistas e tiveram a oportunidade de compreender melhor os movimentos políticos que estão inseridos na construção das políticas públicas para a juventude.

Aguardem esses relatos diretamente deles!