27.12.07




"O meu direito não acaba quando começa o seu. O meu direito acaba quando acaba o seu." Terezinha Rios






Quando o direito de alguém vivendo com HIV é desrespeitado, o direito de todos nós é desrespeitado.




CEDOC 2008

9.12.07


Sharad Sharma é indiano, sociólogo e cartunista. Ele viaja pelo mundo ensinando uma técnica de trabalhar a comunicação social com quadrinhos. Ele foi trazido pela ASHOKA ao Brasil e realizou uma capacitação em São Paulo para 20 educadores.


Ana Teresa Bonilha, do Tecer o Futuro, foi capacitada por ele na Revista Viração e agora está passando a técnica aos jovens do CEDOC.
As oficinas já começaram e é possível perceber as primeiras histórias nascendo das mãos ansiosas e precisas dos integrantes do projeto.


Aconteceu

Os jovens do CEDOC tiveram uma capacitação em Origame e montagem de enfeites. A idéia é praticar trabalhos manuais para melhorar a coordenação motora fina. Além disso, desenvolver a conscentração, que o uso das tecnologias atuais acaba por não exigir e que faz falta para o trabalho intelectual.

Jovens do CEDOC e do CEFRAN no dia 1º de Dezembro em Atividade do SESC Pinheiros


O dia começou com música nos puffs, depois ouvindo a história de Valéria Polizzi autora do Livro "Depois Daquela Viagem". Ana Teresa, coordenadora do Tecer o Futuro (Cedoc) e Letícia psicóloga do CEFRAN contaram um pouco sobre os projetos envolvendo jovens soronegativos e soropositivos juntos.

Depois das falas tivemos um debate sincero sobre prevenção e preconceito, por perguntas instigantes do Maurício da Agência de Notícias da Aids, todos ficaram a vontade para participar!
O almoço foi cedido gentilmente pelo SESC por solicitação da Agência Aids. Depois uma conversa privada com a Valéria Polizzi, que doou 2 livros para o CEDOC e sorteou mais 3 entre as jovens. No intervalo da próxima atividade, todos puderam usar a internet do Sesc e conhecer melhor a Unidade.

O dia acabou com um grande show em homenagem ao Cazuza e deixou um gostinho de quero mais!

4.12.07

Visita da Grã-Duquesa de Luxemburgo



No dia 27 de novembro recebemos no CEFRAN a Grã-Duquesa de Luxemburgo, já estávamos preparando essa visita a um certo tempo, e o dia tão esperado chegou.

A Grã-Duquesa Maria Teresa de Luxemburgo é Advogada eminente do UNICEF para as causas das crianças, o mesmo nos indicou, já que Vossa Alteza Real veio ao Brasil com intuito de conhecer projetos sociais brasileiros que tratassem a questão HIV/AIDS, felizmente tivemos esse privilégio.



Marie Pierre Poirier




Em sua chegada foi recebida com flores, então começamos com o Frei José dando suas belas palavras de acolhimento a todos, logo em seguida a Presidente do UNICEF Brasil, Marie Pierre Poirier, teve a fala, em seguida os jovens do CEDOC que falaram sobre o projeto, eu (Rafael), Helber e Angélica.


Depois de o projeto ser devidamente apresentado, Rafael da revista viração apresentou o mesmo, em seguida tivemos o teatro “Fala Sério!”, que aparentemente agradou bastante a Grã-Duquesa.



Na seqüência nós a presenteamos com algumas lembranças e ela retribuiu, com um driver de DVD externo, um pen-drive e um cubo de DVD virgem, para cada projeto, ou seja, um para CEDOC, um para o CEFRAN e outra pra revista Viração.

Depois de várias fotos com os jovens, onde a Grã-Duquesa foi muito simpática, os jovens ficaram conversando com a Vossa Alteza Real sem a presença dos jornalistas, falamos um pouco sobre a realidade dos jovens brasileiros, ela nos fez perguntas e nós também fizemos, questões como a violência em Luxemburgo, educação, geografia, política, etc.

Foi uma experiência incrível, poder conhecer uma pessoa de tamanha importância e recebe-la em nosso projeto, com certeza isso nos da mais força para continuar nosso trabalho de inclusão social.


Rafael Neves Biazão