28.1.08





**MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL**

A princípiO achei que a visita ia ser muitO chata, pOrque a mOnitOra que estava nOs acOmpanhandO na visita, falava demais... rs. Mais me enganei, afinal a visita foi muitO prOdutiva, aprendi bastante e acreditO que irei usar nO vestibular (risOs), já que exatamente neste anO de 2008, cOmpleta 100 anOs da imigraçãO JapOnesa nO Brasil...

O Museu é divididO em três andares (diga-se de passagem, de baixo pra cima), em Ordem crOnológica, cOnta a histÓria desde dO primeirO naviO que chegOu aO Brasil até os dias de hOje.

Tem muitas fOtOs, muitOs objetOs que os japOneses usavam, dOcumentOs originais deles, enfim muitas cOisas interessantes!



Em cada parte dO museu tem uma televisãO cOm vídeOs que retratam ainda mais a vida dOs japOneses nO Brasil, e detalhe: tinha um aparelhO abaixo da tela, que parecia um interfOne e quando vOcê ia escutar, o que era faladO em pOrtuguês nO vídeO, ao pegar o aparelhO, vOcê escutava em japOnês! Nossa... muitO legal!

A mOnitOra que nOs acOmpanhOu, nOs cOntOu tOda a trajetÓria da imigraçãO japOnesa aqui, curiOsidades da cultura japOnesa, enfim... Foi uma visita muitO interessante, até para cOnhecermos outrOs cOstumes, o que é sempre bOm!

Vou terminandO pOr aqui...rs...


**Nathy**