14.7.06

R.P.G.

O Role-Playing Game, o jogo da interpretação de personagens, funciona como uma mistura de teatro, narração de histórias, jogo cooperativo e brincadeira. Muita coisa para uma atividade só? Pois na verdade é muito mais que isso!

Um jogo de RPG é realizado em vários encontros. Em cada um deles uma pessoa, normalmente chamada de "Mestre do Jogo"ou "Narrador", conta uma história em que cada um dos jogadores é um personagem. Os integrantes escolhem suas ações e reações ao longo da história e o narrado é que decide quais são as que vão funcionar ou dar errado. Ele não faz isso de sua própria cabeça apenas, mas também utilizando um sistema de regras e dados.

Assim, coletivamente, a história dos personagens, com os desafios que o mestre propõe vai sendo construida.

Há também a elaboração de cada personagem. Essa é uma etapa bastante complexa. Leva-se em consideração inúmeros aspectos: história de vida, habilidades, conhecimentos, características físicas e comportamentais, segredos, situação psiquíca, poder aquisitivo, moradia, etc.

O RPG é um jogo amplamente difundido no mundo ocidental e a cada ano ganha mais uma série de jogadores dentro do universo adolescente e adulto.

Nenhum comentário: