18.10.06


No dia 17/10 nós, integrantes do CEDOC, recebemos a visita da artista plástica e educadora social Yili (colombiana) da Bienal de Arte com o projeto Centro-periferia, no CEFRAN(Centro Franciscano do combate à AIDS), que tem o objetivo de chamar a atenção de todos para visitar a Bienal, e expor que todos nós, individualmente ou não, podemos sim fazer arte contemporânea.Ao longo do dia fizemos várias atividades, ela nos apresentou algumas obras que estão expostas na Bienal e discutimos os seus significados. Ela também nos propôs que fizéssemos duas obras separadas por grupo:


Passageiros do Cotidiano

Mensagem: Passar para todos algumas situações constrangedoras que muitas vezes nos deparamos em um ônibus ou lotação, situações desagradáveis e outras, mas agindo de um modo diferente diante de cada uma. Como muitas vezes nos sentamos junto no ônibus com alguma pessoa e assim vemos ela constantemente, mas não temos aquela coragem para conversar com elas.Discussão:Foi o maior desafio como passar isso para o público de uma forma que daria para entender sem muito raciocínio e sem parecer óbvio.

Desespero

Proposta: A proposta da educadora Yili era de darmos um novo sentido aos objetos (resignificá-los).
Nossa primeira idéia foi utilizarmos uma miniatura de um carrinho de feira de madeira com um boneco dentro , representando um ser humano preso no tempo ,mas lembramos que grades já representava uma prisão, pensamos em representar um pombo da paz com dobraduras mas não deu certo era preciso resignificar os objetos. A partir disso foram surgindo novas idéias a principio era muito difícil, até que decidimos montar uma figura abstrata, mas dando sentido a uma pessoa presa pela vida, ou seja ,uma pessoa sem amor e esperança ...O material utilizado foi: um boneco de pano, um brinquedo muito colorido com labirinto, onde a pessoa não tinha saída alguma.

Desespero

Talita, Sillas, Dani, Jozi e Mayara

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei ter participado e gostei de ter conhecido a yilli, da bienal... Foi uma experiência muito legal... E gostei muito do texto foi muito bom.

Anônimo disse...

Eu achei muito legal e gostei do texto,muito legal e bem escrito mais.Tem pessoasque ficar preso ao tempo e não pensa o que esta ao seu lado

Anônimo disse...

Bom sou uma nova integrante do grupo.Mas pode perceber que esta oficina,foi muito importante.
Pois a educadora Yili, quis passar que as coisas mais sem graças tem um enorme sentido!Basta você, olhar pra ela com um olhar especial.

Anônimo disse...

FICOU LINDO!!! VOCÊS SÃO ARTISTAS MESMO!!!! ESTOU LOUCA PARA IR A BIENAL DE VCS! PARABÉNS!

Anônimo disse...

Meninos e meninas,

Estou ansiosa para ver as obras de vocês se concretizarem.
Foi um enorme prazer conhecer vocês!
Se vocês querem BIS é só chamar...

Grande beijo a todos,
Yi

Anônimo disse...

Nossa, já tinha ouvido o relato da Yili sobre o encontro, mas ler o de vocês é melhor ainda. Vou salvar o texto como registro do nosso programa. Talvez seja pelo desenho do texto que o "boneco" consiga escapar das linhas ilusórias e coloridas, pegar um ônibus onde se torne "gente" e chegar a algum lugar, que não seja o comum.
Priscila Okino
subcoordenação centro-periferia

Anônimo disse...

olha,eu gostei um pouco,foi legal o que voce escrevel.