28.4.06

Por Adolescentes do CEDOC* 28/04/2006 às 20:21
Matéria do CEDOC no Centro de Mídia Independente

-Preconceito de pessoas que tem o vírus com pessoas que tem
-Remédios e alimentação -Namoro e prevenção -Direitos
Dar voz aos que não tem voz. Tema elaborado por adolescentes que vivem e convivem com o vírus Hiv

Atualmente no Brasil e no mundo, a maioria das pessoas vivem ou convivem com o vírus HIV. Muitas delas adquirem por falta de informações. As que vivem sofrem algum tipo de preconceito, como existe a dificuldade de se auto assumir, pois hoje em dia as pessoas se preocupam muito com que os outros acham dela, além disso existe muito preconceito nas escolas,e etc...

Pessoas que não tem o vírus se tornam preconceituosas porque fazem aquela fantasia do vírus e acha que se pegar hoje, morre daqui algumas horas e tem medo de até se informar sobre o assunto, conseqüência disso não sabe qual a forma que se pega e não pega o vírus HIV. Essas pessoas desinformadas também não sabe qual a forma de tratamento, pois hoje em dia a todo momento surge idéias de vacina comtra o HIV, também existem muitos remédios para tratar cada tipo de HIV.

Esses remédios se tornaram muito eficazes para pessoas portadoras do víurs, e mantendo o cuidado com a alimentação,mas isso todos nós devemos ter. As pessoas que tem o vírus tem uma enorme dificuldade de relacionamento, pois tem um grande medo de contar sua sorologia, e de infectar seu parceiro, mas prevenção é responsabilidade dos dois. Não esquecendo que na Constituição, toda a forma de discriminação é proibida, mas precisamos de mais leis específicas para o HIV, como por exemplo o passe livre, que é concedido apenas para quem está com AIDS e não para o portador do vírus que não desenvolveu a doença.

Obs. Hoje o Brasil corre o risco de não participar da campanha contra o HIV por falta de voluntários, isso é muito assustador. Sem voluntários o Brasil será excluído do desenvolvimento da vacina e conseqüentemente terá que pagar aos países que vão desenvolvê-la. Imagine você ter que pagar uma vacina?
PLAY > VOZES >> VOZES

Hoje recebemos Gustavo, representante do Centro de Mídia Independente - Coletivo São Paulo em nossa sede. O objetivo era conhecer melhor o trabalho e propostas do CMI e refletir sobre a democratização da informação e da mídia.

http://www.midiaindependente.org

Percebemos que temos uma causa única! O lema do CMI é: dar voz à quem não têm voz e nosso objetivo é: dar voz e espaço ao adolescente que vive com o vírus hiv.

"O CMI Brasil quer dar voz à quem não têm voz constituindo uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais."

Sem dúvida que quando falamos de informações sobre a questão do HIV/AIDS estamos lidando com interesses poderosos e com muito estigma e preconceito.

E encontramos ainda mais familiaridade em outros aspectos "O CMI Brasil é uma rede de produtores e produtoras independentes de mídia que busca oferecer ao público informação alternativa e crítica de qualidade que contribua para a construção de uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente. "

O trabalho resultou no primeiro (e certamente não o último) texto que colocamos no site do CMI. O texto estará também disponível em nosso blog no próximo post, mas pode ser lido no site do Centro de Mídia Independente:



GAPA 21 ANOS!
Parabéns aos 21 anos que completa hoje o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA)!!! O trabalho desse grupo que esta por todo Brasil é benefício indiscutível para toda população. Em especial agradecemos por inúmeros materiais produzidos pelo grupo e que são fonte de pesquisa, debate e acervo para o Centro de Documentação sobre Adolescer Vivendo com o Vírus HIV!

27.4.06

A partir do Debate da Matéria ``menino beija menino`` da Revista Capricho, Editora Abril, da semana de 24/4, os integrantes do CEDOC produziram o comentário que se segue abaixo retratando a polêmica gerada pelo tema.

“Há discordância em questão das opiniões. Uma delas é de que os meninos beijarem os meninos vai do gosto de cada boca beijar quem quiser. Apesar de também acharmos que é um pouco``modinha``, tipo, todos fazem então vamos fazer.
Deve rolar um sentimento, não beijar ninguém sem ao menos sentir um carinho que seja, por isso acho muitas vezes é por que todos fazem.

A outra opinião de parte dos meninos do grupo é de que isso é não conseguem entender porquê isso acontece, que apesar de respeitarem quem beija, não admitem a possibilidade acontecer com eles.”

E você o que pensa? Esta questão está aberta para outras pessoas que tem outras opiniões.sobre esse assunto que causa tanta polêmica.
Patrulha CEDOC no ORKUT

Os integrantes do CEDOC realizam periodicamente uma busca por comunidades que colocam informações falsas, preconceitos ou banalizam a questão do HIV/AIDS no ORKUT. Cada comunidade encontrada é denunciada a própria administração do ORKUT

Comunidade classificadas pela patrulha como “gravidade alta”

Tive AIDS... mas já sarei!
Comunidade dedicada à todas aquelas pessoas que contraíram o vírus HIV mas, felizmente, conseguiram se curar.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2347581

Tu tenho um pouco de AIDS!
Se tu é daqueles que ta sempre cagando ou jah cago no pau, sempre fazendo ou jah fez merda... Tu certamente TEM um pouco de AIDS! Essa é a tua comunidade!! Vista essa camisa!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2491470

Homem não pega AIDS
Essa comunidade foi feita para acabar com uma crença que assola a população brasileira. É preciso desmistificar uma lenda urbana que teima em persistir. O HOMEM NÃO PEGA AIDS. Essa história começou há muitos anos atrás, quando, no governo de JK, o Brasil cresceu 50 anos em 5. O país não estava preparado para uma proliferação tão grande de pobres. Então o Governo federal e a Jontex resolveram espalhar que homem pega AIDS. Com esse papo, os pobres iam diminuir aos poucos e a Jontex ia ficar milionária.Você ainda não acredita que homem não pega AIDS????? Então eu vou te explicar.O vírus da AIDS é muito parecido com o verme Haemonchus, mas ele é um pouco mais marronzinho. Sendo assim, o vírus adulto (que é a forma infectante) não consegue passar pela uretra do pênis do homem. Mas se você quiser prevenir mesmo, toda vez que for dar uma metida, deixe um copo de conhaque do seu lado. Pode meter no pêlo mesmo. Mete o pau. Depois é só colocar a “peça” dentro do copo, deixar uns dois minutos e da uma mijada.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2950342

"AIDS" SÓ TEM QUEM FAZ EXAME..
Esta comunidade está sendo criada para deixar todo mundo tranqüilo em relação a aids, se você acha que tem, não faça o exame que você corre o risco de ter, se não fizer, nunca vai ter...
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8814233


Quer emagrecer? Pega AIDS!!!
o nome da comu jah diz td!!!ahuah, entrem aih!!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8332376


Aids é coisa da globo
BOM ESSA COMUNIDADE EH PRA AQUELAS PESSOAS Q:NUNK VIU UMA PESSOA COM AIDSSO OUVI A GLOBO FALA EM AIDSQ JAH VIU MAIS NAUM EH TUDU O Q FALAUMBOM EH ISSO MSM PARTICIPEM AIDS EH COISA DA GLOBOUHAUHAUHUHAUHA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11429161

Pernilongo transmite aids
Essa comunidade eh pra todos que odeiam pernilongos.. aquele zumbido chato .. aquela coceira infernal. e pra quem axa QUE ele transmite aids hauhapernilongo deve usar camisinha..!!..
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8207957


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10745069

Comunidades classificadas pela patrulha como “gravidade média”

Aids já comeu viado !!!
Está comunidade é dedicada a meu amigo Aids mais conhecido como Pedro Inocencio e seus amigos que gostam desse tipo de atividade sexual.Eles são:CANCELADO DEVIDO AO PRECONCEITO DE ALGUNS QUE NÃO TEM CORAGEM DE CONCORDAR QUE LEVAM UMA VIDA SEXUAL COM PARCEIROS DO MESMO SEXO.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3221129


Seu Madruga Tem AIDS
Esta comunidade eh feita pra vc q sempre amou e desconfiou q o Seu Madruga fosse aidético,esta comprovado geneticamente q ele foi a primeira pessoa no mundo a contrair a doença!!Entrem e divulguem essa comunidade.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3045438


Coca-Cola é a cura da AIDS
Tah passando mal?Toma Coca cola!!Tah tonto??toma Coca Cola!!Quer limpar pedra mármore?(!!!)COCA COLA!!!Na boa.. coca cola serve pra tuuudo! ou pelo menos eh o q dizem... pq ainda nao chegaram a conclusao q a coca cola eh a cura da aids ein?? xD
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7876142

Comer SAZON da AIDS
~para todas as pessoas que comem SAZON:fiquem atentas SAZON da AIDS!em novembro de 2005 foi constatado o efeito aidetico do sazon;pois os corantes atacam o sistema imunologico produzindo o retro-virus!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11696271

William Bonner tem aids
vasculhei no tunel do tempo e dicubri que o editor chefe do jornal nacional William Bonner esta contaminado com o virus do HIV + popularmente dito AIDS, acessem e comprovem ele tem AIDS
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2385835


Seu Madruga Tem AIDS
Esta comunidade eh feita pra vc q sempre amou e desconfiou q o Seu Madruga fosse aidético,esta comprovado geneticamente q ele foi a primeira pessoa no mundo a contrair a doença!!Entrem e divulguem essa comunidade.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3045438

Eu nunca morri de AIDS
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3499170

Eu conheço o Frango AIDS
RODRIGO STRESSER FRANGOOOOO,ESTE SER HUMANORESIDE NA RUA LONDRINA,SITIO CERCADO,E COM APENAS 21 ANOS VEJAM SÓ O QUE ACONTECEUQUEM NÃO CONHECE O FRANGO AIDS??? O QUE TEM A BOCA TODA PODRE UM FEDOR DE ASA INSUPORTÁVEL...CERTA NOITE...ALGUNS MESES ATRÁS ELE FOI PARA CATS TENTAR AGARRAR UMA TANGA..MAIS NÃO PEGOU NADA...ENTÃO NO FINAL DA NOITE SOBROU SÓ UNS TRAVECOS SEM DENTE E FOI COM QUEM ELE FEZ A FESTA...SÓ QUE ELE NÃO IMAGINAVA QUE ELE TINHA SIDO PREMIADO PELO VÍRUS HIVMESMO ASSIM ELE NÃO APRENDE..ELE É SUJO,TENTA ROUBAR ATÉ AS NAMORADAS DOS AMIGOS MAS NÃO CONSEGUE NADA..AGORA PERGUNTO QUAL A INTENÇÃO DELE? SERIA PROLIFERAR A AIDS?MENINAS E MENINOS QUE SE CUIDEM O FRANGO ESTÁ SOLTO!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10711239


Comunidades classificadas pela patrulha como “gravidade baixa”

Quem Chamo o AIDS?
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4145509

PT É A AIDS DO BRASIL!!!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=9078800

Eu Peguei/Passei Aids WTTJ
Pegou/passou aids na festa da nega e da ana?Fico sabendo de alguém que pegou?Pelo menos FOI na festa?http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11439250

MAR AVRIL É TE AIDS,Ñ TM CURA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4348909

Jack Bauer Mata Mais Que Aids
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=9526925

Pinga AIDS
HIV é mato!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5239232

18.4.06

O Centro de Documentação sobre Adolescer Vivendo com o Vírus HIV é parte das Ações do Tecer o Futuro, uma parceira do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e do UNICEF.

Mais do que reunir informações sobre adolescer com o vírus HIV, trabalhar a prevenção e informar, estamos aqui para pensar e agir em prol da igualdade de oportunidades entre crianças/ adolescentes soronegativos e soropositivos.

Una-se a nós! Participe de nossa rede e desse projeto!

cedocteen@terra.com.br Posted by Picasa

11.4.06

FOLHA DE SÃO PAULO
FOLHATEEN
10 de abril de 2006
Contra o preconceito

Jovens que nasceram com o HIV contam que têm um cotidiano normal, mas lutam para enfrentar a intolerância ALESSANDRA KORMANN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Aids foi descoberta há 25 anos. Hoje, pela primeira vez, uma geração de pessoas que nasceu com o HIV chega à adolescência e ao início da vida adulta. Quando a epidemia começou, as crianças que nasciam com o HIV, transmitido pela mãe, não viviam mais do que cinco anos. Já em meados dos anos 90, essa história mudou: novos remédios e tratamentos melhoraram a qualidade de vida dos soropositivos e transformaram a Aids em uma doença crônica, mas que pode ser controlada. Nem por isso, entretanto, deixou de ser uma enfermidade grave e fatal.Mas, como é o dia-a-dia de quem tem o vírus?
O Folhateen conversou com alguns desses adolescentes, que falaram um pouco de como são os relacionamentos com os amigos, a família e os parceiros, dos cuidados médicos que precisam tomar e do que consideram o principal problema enfrentado no cotidiano, o preconceito."Eu namoro, vou a baladas, trabalho, vou à escola, faço cursos. Não deixo de fazer nada por causa do HIV. Quando quero algo, luto. Só tenho mais responsabilidades, alguns cuidados, mas nada que me faça sentir diferente dos outros jovens", conta Nicole, 17, que pegou o HIV da mãe quando nasceu (a chamada transmissão vertical).
Em um encontro organizado pelo Unicef no ano passado, jovens soropositivos de todo Brasil definiram como sendo temas de sua adolescência namoro, rebeldia, diversão, alegria, sexo, primeiras vezes, descoberta, mudança, aventura etc. Ou seja, muito provavelmente os mesmos itens que seriam citados em um encontro com jovens não-soropositivos. Mas, quando a pergunta foi: "Ser adolescente com HIV tem a ver com", as respostas foram: preconceito, luta, força de vontade, coragem, apoio, responsabilidade, segredo etc.
Quer dizer, vida normal, mas com mais dificuldades."Nunca ninguém antes na história passou a adolescência com um vírus que é transmitido pelo sexo, justamente na fase da descoberta do corpo, da sexualidade, da socialização. Todas essas sensações típicas da adolescência passam a ser condicionadas por um vírus, o que gera uma vulnerabilidade muito grande", diz o oficial de projetos do Unicef Mario Volpi, que ajudou a organizar os encontros.Para os jovens, o preconceito é o pior dos problemas.
"Uma garota ficou sabendo que a outra tinha HIV e não quis mais um pedaço do lanche dela", conta Tânia, 16, que participa de um projeto do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto com dez jovens -seis soropositivos e quatro não. "Já ouvi também a história de uma professora que contou que uma aluna nova tinha HIV e, no dia seguinte, os pais dos outros alunos foram lá pedir para que ela fosse expulsa da escola."
A falta de informação é um dos principais responsáveis pelo preconceito. "Saber que um amigo tem HIV gera impacto no grupo. Rola uma neura, um medo meio irracional de pegar a doença. Às vezes a pessoa precisa conviver com alguém soropositivo para ver que alguns medos são absurdos, que o vírus não é transmitido pelo ar, por beijo e abraço, por beber no mesmo copo etc.", diz Jairo Bouer, psiquiatra e colunista do Folhateen.
Outra dificuldade é o dilema de contar ou não contar para os outros. "Sei de um garoto que descobriu que a menina com quem ele estava ficando tinha HIV e espalhou para a escola inteira", conta Laura, 17, também do projeto do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, o Cedoc (Centro de Documentação sobre Adolescer Vivendo com o Vírus HIV)."A gente sente quando a pessoa está preparada ou não", diz Nicole. "Existem pessoas que aceitam bem e outras que são preconceituosas. Mas a maneira como reagem não me importa. Eu penso assim: se ela merecer minha amizade, vai me aceitar, mas, se não me aceitar, ela nunca mereceu a minha amizade, a minha atenção e a minha confiança", conclui.
A forma como os jovens sabem que têm o HIV também pode ser traumática. "Quando a pessoa fica sabendo muito tarde, joga a culpa nos pais, gera revolta", explica Adriano, 15. "Às vezes, a descoberta é aos poucos, os pais vão introduzindo em grupos que discutem o assunto", diz Ivan, 17.Katia, 18, começou a ficar desconfiada quando viu uma reportagem na TV sobre Aids, mostrando os mesmos remédios que ela tomava. Na época, ela tinha uns 10, 11 anos. "Perguntei para a minha médica, que confirmou e me explicou tudo."
Já Nicole soube na época em que o seriado "Malhação", da TV Globo, tinha uma personagem soropositiva. "Nunca pensei que aquela ficção seria tão real para mim", lembra. Quando a sua psicóloga achou que ela estava preparada, a sua mãe contou que ela tinha o vírus. "Não culpo a minha mãe. Se ela pudesse escolher, sei que não teria me passado. É o meu destino. Você deve ser feliz como você é. Ninguém é perfeito, todos têm um defeito. Sou muito feliz."Agora, ela está empenhada em lutar pelos direitos dos adolescentes que têm HIV.
Para isso, está criando um grupo de discussão na internet com o objetivo de formar uma rede nacional de jovens soropositivos (quem quiser participar, basta mandar um e-mail para cepac@cepac.org.br). "Quero trabalhar para o nosso crescimento e fortalecimento e buscar soluções para as nossas dificuldades. Estou empolgada, acredito que nos tornaremos protagonistas de nossas próprias histórias."
Para os especialistas, esse tipo de engajamento é muito importante. No Cedoc do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, por exemplo, os jovens estão construindo um banco de dados sobre a adolescência com o HIV, que será colocado em um site. Por enquanto, o grupo tem um blog (http:/ /cedocjovem.blogspot.com). "Eles perdem a vergonha e dão um passo de auto-estima, de valorização. Aprendem muito, a pesquisar, a ler, a escrever profissionalmente. E fazem uma reflexão do que é viver com o HIV", afirma a educadora Ana Tereza Bonilha, coordenadora do Cedoc.
A partir deste ano, os encontros serão organizados pelas próprias instituições e apoiados pelo Unicef. O encontro estadual de São Paulo está previsto para junho e o nacional, para outubro (informações pelos tels. 0/xx/ 11/5084-0255 ou 3763-2159).

*Todos os nomes dos adolescentes entrevistados nesta reportagem foram trocados.

10.4.06


No dia 07 de abril - Dia Internacional da Saúde - os adolescentes que participam do CEDOC escreveram um texto com suas reflexões sobre o tema. Infelizmente por dificuldades de postagem no blogger ele está sendo publicado hoje.

Dia Mundial da Saúde
O Coração não é só um órgão


Atualmente podemos observar que a saúde não está sendo prioridade para o nosso governo do jeito que deveria ser, pois em alguns lugares não há remédio suficiente para a demanda do povo.

Nos postos de saúde está faltando um enorme número de médicos com isso o maior prejudicado é o povo.

Além disso, quando você marca uma consulta é preciso esperar no mínimo dois meses para ser atendido.

A situação da saúde está preocupante.

Mas saúde não é apenas o remédio e a doença. A discriminação aos doentes, a forma como são tratados pelos profissionais e pela população também são questões de saúde. Questões que afetam nosso coração, mas não o músculo, as artérias, etc e sim nossos sentimentos, nossa capacitade de reação, até nosso CD4 que sabemos é tão sensível à depressão.

A saúde dos adolescente é um ponto muito importante a ser citado, pois a cada dia está crescendo o número de jovens contaminados pelas DSTs, HIV/AIDS. A camisinha por mais que seja distribuída gratuitamente não está sendo um recurso usado pelos jovens, na verdade estão faltando estratégias para alcançar os jovens.

E não podemos esquecer que hoje é o dia INTERNACIONAL da saúde. Existem muitos países que não tem recurso algum para colocar em prática a prevenção, outros não admitem o uso da camisinha!

No Brasil o governo poderia fazer mais campanhas que retratassem mais a realidade com todas as suas partes (as tristes e as boas), claro para que a gente se comova mais com a triste, mas que não assuste ou gere preconceito. Deveria financiar mais ONGs, ouvir a necessidade do povo e aderir ao que precisam como prioridade.

A sociedade também tem sua parte! Deveria se manifestar um pouco mais fazendo reivindicações indo até o ministério da saúde, fazendo baixos assinados, pois a união faz a força!

Não devemos ficar só esperando o governo agir!
Posted by Picasa