22.1.07

Aprendizado
No dia 19/01/2006 nós do CEDOC juntamente com o pessoal do Espaço de Convivência fomos fazer algumas visitas pelo centro de São Paulo, além de passear fomos conhecer um pouco sobre a história da nossa cidade.

Pateo do Colégio
Começamos pelo Pateo do Colégio, o local onde mais absorvemos informações sobre São Paulo, desde a época do descobrimento do Brasil pelos europeus.
Os portugueses vieram com a intenção de explorar o Pau Brasil, madeira muito boa para o tingimento de tecidos, naquela época somente os mais poderosos, usavam roupas de cores vermelhas, porque era uma cor muito difícil de se conseguir, era conseguido através do sangue de animais e de algumas plantas, e com o Pau Brasil isso ficava muito mais fácil, por isso a exploração e davam em troca espelhos.
Depois nos dirigimos a uma outra sala aonde vimos a Pia Batismal, que tem 450 anos, somente os índios se batizavam naquela Pia, porque os índios eram catequizados ali.
A educadora que nos acompanhou nos mostrou alguns quadros e passou várias informações, desde quando Cristovon Colombo quis mostrar a todos que a terra é redonda e não chata, como todos achavam que a terra era, até o porque do nome de alguns rios, ela nos falou o nome de um rio que o significado em português é peixe seco, que recebia esse nome porque quando o rio “alagava” junto com a água saia alguns peixes para a terra, e quando essa água secava os peixes secavam junto, e tinha uma história que as formigas vinham comer esses peixes secos, e logo os tamanduás vinham comer as formigas, ai estava o porque do rio Tamanduatei.
Vimos mapas de como foi sendo construída São Paulo, quadros com significados religiosos, etc.


Edifício Martinelli
Esse edifício foi o primeiro prédio mais alto de São Paulo o Martinelli gastou toda sua economia para construí-lo, todas achavam aquilo uma loucura, e ninguém queria morar nos últimos andares, por isso Martinelli morou e provou que não tinha perigo de desabar o prédio, ele ficou sendo o prédio mais alto por muito tempo, e hoje vemos que as pessoas não achavam mais uma loucura, vemos isso nos grandes arranha céu de São Paulo.


Banespa
O prédio Banespa tem 161 metros de altura, é um dos mais altos, de seu pico podemos ver uma grande parte de São Paulo, uma linda visão. Foi um dos prédios que mais gostamos.


Centro Cultural do Banco do Brasil
O prédio do CCBB foi levantado em 1927 e quem tinha acesso eram os fazendeiros muito ricos, eram poucos, fato curioso, não havia toaletes femininos, pois só os homens fazendeiros iam ao banco, o prédio é muito bonito e ele foi a primeira agência do Banco do Brasil em São Paulo, outro fato curioso é o cofre que fica no subsolo.

Foi bastante informação, e gostamos muito do nosso tur pela cidade de São Paulo no dia 19/01.

Estefani
Rafael

3 comentários:

cedoc disse...

Rafael e Estefani...
Gostei muito do texto de vocês...Mas acho que o texto fala muito o que a monitora nos falou..Acho que se a gente desse um pouco da nossa opinão particular sobre os passeios ficaria bem melhor...
Mas o texto ficou shoow...
Beijos e Saudades...Joziane Duarte

Anônimo disse...

Eu gostei bastante do texto acho que acrescentou muitas informações legais, não anula a opinião da leitora Joziane Duarte, mas assim para mim ficou ótimo! Parabéns!

Anônimo disse...

Eu achei muito bom o texto que fala do prédio do ccbb que foi levantado em 1927, e e quem acessou era os fazendeiros que tinha muito dinheiro, e assim foi contruído o prédio, essa agência foi a primeira de Sâo Pâo a esr criada