16.3.06

Em resposta à porposta da USAID de Abstitência Sexual entre os adolescentes brasileiros:

O Centro de Documentação sobre Adolescer Vivendo com o Vírus HIV acredita que a proposta é inadimissível.

Nós achamos que essa não é a melhor maneira de prevenção ao HIV/Aids. Escolher fazer sexo é um direito de todas as pessoas. Pregar a abstinência sexual (não transar) não resolveria o problema da epidemia de Aids. Seria pior, porque os adolescentes fariam escondido dos educadores, pais, etc sem conversa e prevenção.

Fazer sexo é importante para a vida das pessoas. E como disse Marcos Fontes do Fórum ONG/Aids do Amazonas, nossa sexualidade está a flor da pele.

Nós adolescentes temos discernimento para escolher se queremos fazer sexo ou não. Nós é que devemos escolher a hora, o dia e a idade. Isso não quer dizer que vamos fazer isso sem responsabilidade. Muita gente finge que não sabe se previnir e na hora H não usa camisinha, o que falta não é nem pregar a abstinência sexual, nem só dar informação sobre as formas de proteção, mas sim conscientizar o pessoal.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, meus queridos!!! Eu sou uma "envelhescente" com HIV e mesmo com todos os meus 57 anos, aplaudo de pé a manifestação de vocês! Nossa sexualidade é "nossa" e ninguém deve interferir no direito que temos de dispor de nossos corpos da forma que acharmos melhor. Temos de ser maduros o suficiente para sabermos nos cuidar e mantermos a nossa saúde... Mas somos seres livres e, como tal, queremos continuar a ser! Cuidem-se, meus queridos! Medicamentos na hora certa e preservativo SEMPRE! Assim, vocês chegarão aos meus 57 e o ultrapassarão, com liberdade, saúde e os direitos preservados!!!
É importante demais "Viver! e não ter a vergonha de ser feliz...!"
Com muito carinho,
Beatriz Pacheco
Advogada
Pessoa Vivendo com HIV
"Cidadã PositHIVa"
Porto Alegre/RS
beatrizpacheco@terra.com.br

Anônimo disse...

muito legal essa postura de vcs!
ta certo sem conscientizacao nao da e proibicao nao rola, ne?
continuem na luta
bjs
fabi elias

Anônimo disse...

Esse assunto agora está dando a maior confusão... os parlamentares já se manifestaram... acho que vocês deveriam mandar isso para eles...

Anônimo disse...

parabéns pela iniciativa!! Vocês são expressão clara de que temos dado passos claros no sentido de superar o hiv... O preconceito... Fico feliz pela postura positiva que vocês assumiram diante de si mesmos e diante da própria vida!!!

francisco

Anônimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Unknown disse...

Bia,
Você é uma criatura fenomenal. Nossa amizade que já dura quase 10 anos graças ao milagre da internet tende a se eternizar. Devemos ter nos encontrado em outras encarnações, não tenho dúvidas. Só falta nos encontrarmos para um abraço caloroso. Continuo seu fiel amigo e escudeiro. O seu trabalho, a sua militância devem ter salvado muitas vidas, encorajado outros tantos a continuarem vivendo. Não se enganem. Os frutos maiores ainda virão graças à sua luta.
Artur, um baiano que a adora.