5.9.06



Promessas de um Novo Mundo


Direção: Justine Arlin, Carlos Bolado e B.Z. Goldberg


"Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio."



Mais do que discutir a situação entre Israel e Palestina o filme "Promessas de um Novo Mundo" impõe a reflexão sobre a cultura da violência, da intolerância e do ódio. O convívio entre os diferentes aparece como a única base possível para reverter o quadro da região, mas não há falsas promessas no filme. Poucas são as pessoas de fato abertas para a experiência proposta pelos diretores .

No Brasil, a visita de uma criança de um rico condomínio a uma criança na periferia pobre de São Paulo por exemplo, será sem dúvida semelhante em diversos aspectos ao que é retratado no filme. Mas a comparação direta entre as duas coisas seria empobrecedora para compreender os dois fenômenos.


A exibição do vídeo provocou emoção entre os jovens do CEDOC, que depois de um mês de debates sobre os conflitos na região enviaram cartas de solidariedade e paz.

"Promessas de um Novo Mundo": UM FILME RECOMENDADO PELO CEDOC!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu assisti na GNT excelente filme, ótima idéia passar para os jovens!