2.12.08

II Encontro Lúdico dos Direitos da Criança e do Adolescente
No dia 16 de novembro, uma boa parte dos jovens cedoquistas viajaram rumo à Águas de Lindóia. Para ajudar na organização desse grande evento que contou com 449 participantes de várias cidades de São Paulo, crianças e adolescentes e alguns adultos acompanhantes. O evento teve seu inicio no dia 17 e terminou no dia 19 no Hotel Monte Real.
O motivo desse grande evento foi mobilizar os adolescentes e crianças com temas muito importantes que ajudavam na melhoria de sua cidade.




No primeiro dia, concedemos a esses participantes junto a nossa comissão que também tinha jovens de lugares diversos de São Paulo uma enorme recepção com uma festinha à noite. Todos ainda bem animados no dia 18 tiveram a abertura do evento e logo após as oficinas : Meio Ambiente, Cultura Esporte e lazer, Exploração sexual, Educação, Saúde e prevenção, entre outras...Enquanto os adolescentes estavam discutindo e criando propostas nas oficinas as crianças também tinham sua oficina onde tiveram muitas atividades também relacionadas aos direitos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).



Encontramos muitos participantes ansiosos e com muita vontade de mudança. Os temas das oficinas provocaram muita vontade nos adolescentes, tanto que a participação deles foi ótima, causando resultados muito bons de cada oficina.
Para nós que estávamos como comissão organizadora estávamos sempre cheios de coisas para fazer, estudar para oficinas, mas a noite sempre tínhamos um tempinho para um pouco de lazer, afinal ninguém é de ferro né?!
Além de conhecermos pessoas novas, de lugares diferentes, ainda conseguimos aprender muitas coisas com cada uma delas.
No penúltimo dia do evento nós formamos um sarau no salão de eventos e contamos com todas as oficinas e seus trabalhos, que aliás saíram uma beleza. Todos tiveram somente algumas horas para ensaio, preparação e no sarau conseguiram passar para todos suas mensagens com muita seriedade e entretenimento. Além das apresentações dos grupos das oficinas o Fala Sério também fez uma apresentação no sarau, isso mesmo, Guto e Carol estiveram no sarau falando sobre HIV/AIDS, todos gostaram muito da peça e ainda pegaram os nossos gibis para levarem em suas cidades e instituições.
E chegamos ao dia 19, término do encontro com todos os organizadores e participantes no salão de eventos, encerrou com um discurso final e para que fechasse com chave de ouro todos formaram uma grande ciranda e cantaram canções de roda.

Ah! Sem esquecer da carta, sim, a partir de todas as oficinas foi criada uma carta pelos próprios adolescentes e crianças para que fosse entregue às autoridades do Estado de São Paulo, a carta foi lida para todos e depois até cantada por alguns adolescentes após a ciranda.
Voltamos muito cansados mas contentes, pois afinal não temos certeza se continuaremos com o projeto ano que vem, então só ter a oportunidade de participarmos de mais um evento juntos foi motivo de alegria para nós apesar de não ter ido todos no evento.
O bom durante esse evento todo foi poder participar e compartilhar o que já sabíamos com outras pessoas e conseguir usufruir de muita coisa que eles tinham a nos oferecer também.

Eliene S. Correia

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Lica. Este evento realmente foi muito bom, as discussões abordando o ECA sempre, nos fez refletir e nos deu maior vontade de mudança.
Só de pensar na possibilidade de terminar o projeto ja fico triste, porém se isso acontecer lembrarei dos momentos que em Lindóia tivemos.
Sem dúvidas este foi um momento daqueles que você guarda para contar para os seus filhos e netos.
Amo todos vocês do CEDOC!

Anônimo disse...

Meu que animal!!! Tá tudo animal nesse blog! Os textos e o novo visual!!!