21.9.06

Ola meu nome é Allan eo meu tema de pesquisa é preconceito de quem tem hiv na escola junto com prevenção o meu foco.Vai ser acaba com o preconceito que os adolescentes sofrem na escola. E também e pra informa os jovens, como usar a camisinha de uma maneira certa de dos anticoncepcionais. Ah! E para o final eu terminei o meu outro tema de pesquisa, que era mães positivas e filhos negativos.

Direitos : Eles São Seus

Oi pessoal tudo bem hoje estou aqui para dizer que já sabemos que há uma legislação e que protege as pessoas que vivem com o vírus hiv descobri que existe um fórum de ongs que trata de hiv/aids e também a projetos de leis como para que as casa de apoio tenha mais financiamento e que elas possam passar mais tempo na casa, e que homossexual possa doar sangue e também o passe livre para pessoas que não tenha doenças oportunista.

Em 1989, durante o ENONG (Encontro Nacional de ONG que trabalham com aids), em Porto Alegre, foi elaborada e aprovada a "Declaração dos direitos fundamentais da pessoa portadora do vírus da Aids", que transcrevemos a seguir:

I - Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre a aids. Os portadores do vírus têm direitos a informações específicas sobre sua condição.

II - Todo portador do vírus da aids tem direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.

III - Nenhum portador do vírus será submetido a isolamento, quarentena ou qualquer tipo de discriminação.

IV - Ninguém tem o direito de restringir a liberdade ou os direitos das pessoas pelo único motivo de serem portadoras do HIV/aids, qualquer que seja sua raça, nacionalidade, religião, sexo ou orientação sexual.

V - Todo portador do vírus da aids tem direito à participação em todos os aspectos da vida social. Toda ação que tende a recusar aos portadores do HIV/Aids um emprego, um alojamento, uma assistência ou a privá-los disso, ou que tenda a restringi-los à participação nas atividades coletivas, escolares e militares, deve ser considerada discriminatória e ser punida por lei.

VI - Todas as pessoas têm direito de receber sangue e hemoderivados, órgãos ou tecidos que tenham sido rigorosamente testados para o HIV.

VII - Ninguém poderá fazer referência à doença de alguém, passada ou futura, ou ao resultado de seus testes para o HIV/aids sem o consentimento da pessoa envolvida. A privacidade do portador do vírus deverá ser assegurada por todos os serviços médicos e assistenciais.

VIII - Ninguém será submetido aos testes de HIV/aids compulsoriamente, em caso algum. Os testes de aids deverão ser usados exclusivamente para fins diagnósticos, para controle de transfusões e transplantes, e estudos epidemiológicos e nunca qualquer tipo de controle de pessoas ou populações. Em todos os casos de testes, os interessados deverão ser informados. Os resultados deverão ser informados por um profissional competente.

IX - Todo portador do vírus tem direito a comunicar apenas às pessoas que deseja seu estado de saúde e o resultado dos seus testes.

X - Toda pessoa com HIV/aids tem direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva. Nenhuma ação poderá restringir seus direitos completos à cidadania.

Bom, primeiramente estou aqui para dar o meu muito obrigado para aqueles que entram no blog.
Na verdade estou aqui para dizer sobre o meu tema que é sobre ongs, casas de apoio e etc. Conheço algumas ongs que já freqüentei para fazer grupos e também para discutir sobre o assunto, queria saber mais sobre as ongs, porque esse é o meu tema, queria falar, discutir, saber muito mais sobre elas.
Se alguém souber sobre alguma ong ou casa de apoio, me informe, que estarei colocando no meu tema. Quero saber mais... Obrigado.
  • Ola meu nome é Allan eo meu tema de pesquisa é preconceito de quem tem hiv na escola junto com prevenção o meu foco.Vai ser acaba com o preconceito que os adolescentes sofrem na escola. E também e pra informa os jovens, como usar a camisinha de uma maneira certa de dos anticoncepcionais. Ah! E para o final eu terminei o meu outro tema de pesquisa, que era mães positivas e filhos negativos.

17.9.06


CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO EM DST/AIDS - Dr. David Capistrano Filho

Visitamos na última quarta-feira o CEDOC do Programa Municipal de DST/AIDS. Encontramos um local muitíssimo organizado com uma diversidade enorme de documentos, revistas, vídeos, etc. A facilidade de realizar pesquisas no CEDOC Dr. David Capistrano Filho nos surpreendeu. Além do vasto acervo e deste ser vinculado a Bireme você tem a comodidade de realizar antes sua consulta por email. Você escreve à responsável Vera, pelo endereço smscddstaids@prefeitura.sp.gov.br faz seu cadastro e conta de sua pesquisa. Vera seleciona o material que pode ajudá-lo, conversa com você por e-mail até entender examente o que é necessário e basta você ir até lá para consultar aquilo que é de seu interesse.

Você mesmo pode realizar essa pesquisa indo diretamente ao CEDOC, até mesmo porque muitas vezes não estamos em busca de algo específico mas apenas querendo conhecer um pouco mais do que tem sido produzido.

Ficamos muito felizes com a visita. Fomos bem recebidos e já iniciamos uma parceria de compartilhamento de material, de divulgação e estudo.

O CEDOC Dr. David Capistrano Filho fica na rua Líbero Badaró, 152 2° andar - Centro de São Paulo
seu telefone é : (11) 3241-1627 ramal 28

14.9.06

Apresentação do cedoc no Espaço de convivência meninos e meninas do Belém.


Apresentação do cedoc no espaço de convivência meninos e meninas do Belém é uma ação minha (Allan) que contara com 10 integrantes do cedoc e 3 do fala sério que é um grupo de teatro que fala sobre hiv e aids.

O Cedoc junto com pessoal do fala sério fez uma parceria para informar os jovens do espaço de convivência meninos e meninas do Belém sobre hiv aids e as Dsts e junto também com preconceito e prevenção.

O que eu Espero é informar os jovens o que é hiv e Aids e o que são mitos e verdades sobre a doença.

11.9.06

Relatório sobre a visita à Academia da Polícia Militar

Eu sempre tive o sonho de ser policial, e no dia 5 de setembro tive a oportunidade de conhecer a Academia da Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).
Fomos eu e a Ana Teresa. Chegando lá fomos muito bem recebidas por dois policiais bastante simpáticos que nos encaminhou para conhecer o espaço.
O policial Cipriano nos acompanhou, explicando como funcionavam as coisas lá, o que era necessário fazer para estudar lá, o que os estudantes fazem e várias outras coisas.
Para fazer parte da Academia é necessário passar por algumas fases: primeiramente ter no mínimo 1, 60 metros, depois passar nas duas fases da prova da Fuvest, passar no exame físico que é constituído de algumas etapas, por exemplo, subir 3 metros de uma corda sem nó, atravessar uma piscina, fazer abdominal, etc, isso tudo cronometrado. É necessário também passar pelo exame psicológico.
O curso dura quatro anos, sendo que dois anos o aluno deve “morar” lá, podendo sair apenas nos finais de semana para visitar a família, nos outros dois anos não é necessário que o aluno durma na Academia.
Uma vez lá dentro, a cada três meses os alunos devem fazer uma prova sobre os conhecimentos obtidos nesse período, ninguém pode reprovar em nenhuma prova, se isso acontecer o aluno terá mais duas chances para se recuperar, mas se ele não conseguir, ele deve sair da Academia, e se quiser entrar novamente deve passar por todas as etapas outra vez. As disciplinas são bastante rigorosas, os alunos devem acordar às 6 horas da manhã, estudar e treinar na parte da manhã e da tarde e todos devem estar em seus quartos às 22:00, se não estiver terão que explicar porque estavam fora do quarto.
Eu adorei a visita, o espaço é muito grande, bonito, bem organizado. Esse ano não abriu vaga para o quadro feminino, mas eu espero que no próximo ano eu e todas as mulheres tenhamos oportunidade de tentar.

Mayara Mota
Conhecendo a Ucrânia

Oi galera venho contar um pouco da minha experiência na Ucrânia fui lá para um encontro de Jovens para falar sobre jovens que vivem em situação de risco, fiquei em um hotel muito bonito conheci um pouco da cidade de Kiev, fui em restaurantes conheci pessoas da Síria da própria Ucrânia conheci os pontos turístico, passei um pouco de medo pois não sabia falar inglês mais pro meu alivio fiquei amiga de uma tradutora e assim ficou mais fácil tirei muitas fotos.
Lá nos falamos sobre hiv/aids e pessoas que moravam na rua e profissionais do sexo, fizemos apresentações e discutimos os temas para houvesse soluções e melhoras para cada projeto apresentado.
Lá, nos representantes do Brasil, fizemos uma proposta já que eles falaram que haveria mais encontros iguais aqueles, que fosse feito no Brasil um desses encontro mais ainda não obtemos resposta.
Olha para falar tudo sobre essa viagem seria muita coisa mais se quiserem saber mais é só perguntar ok.

Karina Ferreira da cruz
No dia 02 de Setembro nós do Cedoc juntamente ao projeto adolescentes trabalhador do Banco do Brasil e o projeto Água viva, participamos de uma exposição, cujo tema era Emoção Art.ficial 3.0, onde se localiza no Itaú Cultural.

Nos encontramos as 8:00 horas no Centro Nossa Senhora do Bom Parto, pois iríamos ao Itaú Cultural no qual estaríamos vendo uma exposição.
Antes de irmos fizemos uma integração com os grupos, lanchamos, e esperamos o ônibus. Ficamos até um certo tempo na esquina em uma padaria, quando todos já estavam desistindo. O ônibus chegou, entramos todos e fomos para a exposição.
Ao chegarmos lá sentamos em uns bancos até a hora da exposição, enquanto isso a Ana ficou acertando as últimas coisas com a Laís que é responsável pelo atendimento educativo.
Após o acontecido foi separado oito jovens para fazer parte de uma entrevista para a rede Cultura relacionada também com a exposição, e os outros foram conhecer o lugar com um instrutor a qual nos explicava sobre as obras de arte que nós íamos vendo, essa exposição era para ser de 1 hora e meia, mas por erro deles tivemos apenas 1 hora. Mas foi bem interessante coisas a qual nunca tínhamos visto. E depois voltamos outra vez para os bancos para esperar os que estavam participando da entrevista, logo eles chegaram e nos despimos do lugar e retornamos para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.
Karina Ferreira e Sillas de Souza

5.9.06



Promessas de um Novo Mundo


Direção: Justine Arlin, Carlos Bolado e B.Z. Goldberg


"Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio."



Mais do que discutir a situação entre Israel e Palestina o filme "Promessas de um Novo Mundo" impõe a reflexão sobre a cultura da violência, da intolerância e do ódio. O convívio entre os diferentes aparece como a única base possível para reverter o quadro da região, mas não há falsas promessas no filme. Poucas são as pessoas de fato abertas para a experiência proposta pelos diretores .

No Brasil, a visita de uma criança de um rico condomínio a uma criança na periferia pobre de São Paulo por exemplo, será sem dúvida semelhante em diversos aspectos ao que é retratado no filme. Mas a comparação direta entre as duas coisas seria empobrecedora para compreender os dois fenômenos.


A exibição do vídeo provocou emoção entre os jovens do CEDOC, que depois de um mês de debates sobre os conflitos na região enviaram cartas de solidariedade e paz.

"Promessas de um Novo Mundo": UM FILME RECOMENDADO PELO CEDOC!

O CEDOC ADOLESCER COM O VÍRUS HIV LAMENTA A MORTE DE DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA.

Ontem completou uma semana do falecimento de D. Luciano, este que representou tanto para crianças, adolescentes e jovens em sua incansável luta pelos direitos humanos, pela dignidade e pelo amor ao próximo, agora se vai e nos deixa sua história e seus exemplos.